quarta-feira, setembro 20, 2006

Barreiro Cáustico - A Paz


Sempre me habituei a pensar na paz como se esta fosse um caminho inevitável para o ser humano, mas será que a paz é sempre sinónimo de verdade, liberdade e felicidade ou, pelo contrário, será que não é mais que uma ilusão que resulta da mera acomodação por parte dos homens?


Este primeiro parágrafo poderá criar a ideia errada de que o Barreiro Cáustico passou a dedicar-se à construção de meras hipóteses teóricas ou pior... de devaneios filosóficos, mas descansem os nossos estimados (e)leitores, pois por aqui ainda existe sanidade mental suficiente para “não dar ponto sem nó”.

Nos dias que correm todos sabemos que a Guerra e o terrorismo estão na moda, como o provam os ataques ao Pentágono e às Torres Gémeas, ou os terrorismos de estado praticados em Cuba, quer pelos EUA que mantêm ilegalmente prisioneiros em Guantanamo com o intuito de lhes poderem aplicar técnicas de tortura durante os interrogatórios, técnicas essas que seriam consideradas criminosas em qualquer prisão americana, quer pelo martírio do Comunismo Cubano que teima em castrar as liberdades do seu povo, chegando a executar os jornalistas considerados incómodos para a ditadura.

Outro claro exemplo de como “o que está a dar” é o terrorismo, foi-nos fornecido pelos ternos abraços entre Miguel Portas do BE e o lider do hezbolah (não sei se é assim que se escreve, mas conta a intenção) aquando da visita do primeiro ao Libano à uns tempos atrás...

E o que dizer das FARC (também não sei se é assim que se escreve) na Festa do Avante 2006....

É que cultivar e vender droga para financiar uma revolução armada comunista na Columbia não é logo à partida muito ortodoxo... mas raptar individuos e exigir resgates pela sua libertação ou cometer assassinatos políticos talvez já seja mesmo um bocadinho terrorista... (pelo menos aos olhos da União Europeia e aos meus também).

Mas... como sempre o PCP esteve à altura das circunstâncias e lá comunicou que os senhores das FARC são comunistas e foi nessa qualidade que foram convidados para se fazerem representar... Daqui podemos depreender que para o PCP não interessam as atrocidades que um determinado “colectivo” pratique, desde que o faça em nome do comunismo.

Não me surpreende portanto, que na nossa sociedade se viva um certo culto belicista ou uma certa ideia de que os fins justificam sempre os meios...

Também não me surpreende que o Barreiro tenha voltado a servir de plataforma logistica e fonte de recursos materiais e humanos para as lutas do PCP contra o governo, com muitas manifestações, abaixo-assinados, petições, comissões de utentes dos serviços públicos, etc...

O que me surpreende é que num outro plano (mais autárquico), a nossa terra aparente atravessar um clima de paz social consolidada....

E é aqui que voltamos à questão do primeiro parágrafo, nós os barreirenses estaremos realmente tão satisfeitos e felizes com a gestão do PCP, que até o aumento das tarifas dos autocarros e da àgua nos parecem lógicas e justas?

Não digo que tais aumentos não sejam necessários, o que eu digo é que desta vez não vi manifestações, abaixo-assinados, petições ou comissões de utentes em luta pelos direitos dos cidadãos, nem li nenhum manifesto no qual, (à semelhança dos que são escritos contra o governo),
a CMB fosse qualificada como um “bicho papão que quer penalizar ainda mais os rendimentos dos que menos têm”.

Pois é, nada disto ocorreu... talvez porque todos ficamos felizes por terem finalmente ocorrido os aumentos da àgua e dos passes para os Autocarros que implicaram a diminuição do nosso poder de compra...

Ou talvez porque no barreiro só se protesta quando o PCP manda protestar e contra quem o PCP determinar, acomodando-se as hostes sempre é o próprio PCP (enquanto gestão autárquica) a meter as mãos nas nossas carteiras..

É caso para perguntar se estamos a viver realmente em paz ou mandaram-nos ficar acomodados e sorrir perante gestão das autarquias do Barreiro?


...Até à próxima e fiquem em PAZ ....


View blog reactions

6 comments:

Blogger Zé do Barreiro disse...

Bom, já que estão a aumentar quase tudo,vamos a ver se irão aumentar ou não a taxa do IMI para 2006.

Aguardemos ...

Convido-o a estar presente na Assembleia Municipal de 03 de Outubro na Biblioteca.

Abraço,

Zé.

quarta-feira, setembro 20, 2006 11:45:00 da manhã  
Blogger Zé do Barreiro disse...

ÚLTIMA HORA

Na reunião pública de Câmara realizada em 20 de Setembro, foi apresentada a proposta da nova taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2007, a qual foi aprovada por unanimidade.
A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) apresentou a seguinte proposta para a taxa do IMI: uma taxa de 0,8 por cento para os prédios rústicos – de um máximo de 0.8 - e 0,4 por cento para os prédios urbanos - de um máximo de 0.5 - avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI).

Repito, esta proposta foi aprovada por unanimidade na reunião PÚBLICA da Câmara.

Porque carga d’água o vereador do PSD, Bruno Vitorino, votou contra a proposta relativa ao Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas, Licenças e Autorizações do Município do Barreiro, na Reunião PRIVADA da Câmara realizada no dia 2 de Agosto ?

O Vereador do PSD até apresentou, nessa altura, argumentos para justificar o seu sentido de voto contra.

Ora, para a taxa do IMI – aprovada por este mesmo Vereador – os pressupostos e motivos são rigorosamente os mesmos dos utilizados para a votação contra de 2 de Agosto.

O Presidente Carlos Humberto teria “puxado as orelhas” a este vereador – o qual faz parte integrante do executivo ?

Há coisas que não percebo. Será porque estou a ficar velho ?

Bom, vamos ver qual o resultado da votação desta proposta na Assembleia Municipal de 03 de Outubro. Mas pela “amostra” da votação dos vereadores, a proposta irá ser aprovada por larga maioria, restando saber qual será o sentido de voto do BE para se saber se será por unanimidade.

E, Amigo “ Barreiro Cáustico”, assim vão andando, alegremente, os nossos políticos no Barreiro e nós os Eleitores, Cidadãos e Contribuintes, impávidos e serenos, a vê-los passar.

Até quando ?

Zé.

sexta-feira, setembro 22, 2006 12:25:00 da tarde  
Blogger Barreiro Cáustico disse...

Caro amigo Zé do Barreiro,
é com prazer que verifico que cumpriu a sua promessa de voltar a postar no Barreiro Cáustico e acredite que também eu tenho cumprido com a minha palavra e congratulo-me por ter sido (e continuar a ser) um dos que contribuiram para as suas mais de 20.000 visitas... Também por esse facto lhe dou os meus sinceros parabens.

Mas devo confessar-lhe que depois de ter lido o seu segundo comentário fiquei curioso e fui à procura nas edições on-line dos jornais cá do burgo, para ver se me conseguia documentar melhor relativamente a esta proposta do IMI e na verdade, no que concerne à reunião de câmara, só encontro notícias sobre uma moção apresentada pelo PSD sobre a hipótese (que aparenta não passar disso mesmo) de virem a ser utilizadas as instalações da qimiparque para armazenar resíduos tóxicos (será um acaso?).

Por isso peço-lhe encarecidamente que me diga se esta deliberação foi dada a conhecer aos barreirenses através de algum dos orgãos "oficiais" de comunicação social do barreiro e caso assim seja por favor ajude-me a encontrar as respectivas notícias/referências...

Mas desde já lhe digo meu caro, que em jeito de resposta prévia ao seu comentário também nós nos podemos aventurar no campo das hipóteses (e esta é mesmo uma mera hipótese), e arriscar expecular que o negócio da "tequilla sunrise" poderia ter derivado de uma conversa mais ou menos deste género:

Bruno V* - Eu estou disponível para colaborar e aprovar o imposto, se tu me deres cobertura e carta branca para encabeçar uma acção de propaganda que tem por objectivos:

1ºAutopromover a minha imagem e carreira políticas.

2º Criar o máximo de alarmismo na população(não interessa se é infundado ou não)

3º Atacar políticamente o Governo PS



Carlos H* - Compreendo a tua proposta, mas como ela é muito complexa vou ter de pensar nisso e só te posso responder amanhã...



Bruno V* - Então vejam lá isso que eu tenho uma carreira para tratar e não quero ser um vereador de provincia para sempre.

.............No dia seguinte.......


Carlos H* - Depois de muita reflexão sobre a tua proposta (penso que já te tinha referido que era muito complexa), nós decidimos que estamos disponíveis para te apoiar na história da cabala do governo para lixar o Barreiro, mas só te deixamos ficar com os louros da história se para além de votares favorávelmente na proposta IMI também conseguires garantir que consegues desviar as atenções e que esse assunto é completamente abafado nos jornais...


Bruno V* - Negócio fechado, dá cá mais um abraço.



Então amigo Zé, que tal? Esta conversa (se realmente tivesse acontecido) já podia explicar algumas condutas... não acha?

Abraço
Barreiro Cáustico

PS- Eu não estava a ser irónico, se puder ajude-me mesmo a descobrir onde é que a proposta para o IMI foi publicada. Obrigado.

domingo, setembro 24, 2006 2:10:00 da manhã  
Blogger Zé do Barreiro disse...

“Barreiro Cáustico”, boa tarde.

Vá - se entretendo, para já, a consultar este link que eu, ainda hoje, voltarei aqui.

http://www.diariodobarreiro.pt/economia/xartigo1.asp

Abraço,

Zé.

domingo, setembro 24, 2006 1:03:00 da tarde  
Blogger Zé do Barreiro disse...

Bom, continuando e ... terminando por hoje, as taxas do IMI foram aprovadas em reunião pública da Câmara.

Vamos ver o que acontece quando, no dia três de Outubro, esta proposta for apresentada, discutida e votada na Assembleia Municipal. Vai ser lindo de ver e ... assistir.

Se o Amigo puder é daquelas AMs a que não se pode faltar.

Uma coisa é certa, o meu amigo, brinca, ironia , inventa diálogos fictícios, avança com hipóteses hilariantes,etc,etc, mas a grande verdade é que o vereador do PSD ganha protagonismo, evidência-se, " fica na fotografia" e o meu PS - SERÁ TAMBÉM O SEU ? - cada vez se apaga mais, perde protagonismo e, neste mandato de quatro anos, faltam ainda três, nunca mais terá qualquer influência nem protagonismo em qualquer proposta que se apresente para votação.

O que certas pessoas conseguiram fazer ao PS/Barreiro, safa !!!

Boa noite Amigo,

Zé.

domingo, setembro 24, 2006 10:26:00 da tarde  
Blogger Barreiro Cáustico disse...

Boa noite amigo Zé do Barreiro


Parece-me que esta nossa conversa tem estado a evoluir muito positivamente e sinceramente só espero que nós não sejamos os únicos a lê-la, mas... mesmo que tal aconteça, ainda assim eu não lhe retirava nem uma linha, pois são momentos como este que me me dão a certeza de que valeu a pena criar o BC e de que vale a pena continuar a escrever...

Bem, mas vamos ao que interessa, já tive oportunidade de consultar a referência que me forneceu no seu comentário anterior e pelo que me apercebi o único tema no qual se verifica a proposta de aumento de taxas de IMI relativamente às aprovadas pelo executivo anterior é ao nível dos prédios rústicos (e transcrevo parte da notícia):

--------------"(...)A única diferença nas taxas para 2007 é a nível dos prédios rústicos cuja percentagem de 0,7 para 0,8 por cento, passando a ficar fixa no máximo. Contudo, o presidente da CMB propôs que houvesse uma redução de 30 por cento nos prédios a construir ou a reconstruir no Barreiro Velho. “Esta é uma medida para combater a desertificação”, referiu Carlos Humberto. Saliente-se que esta proposta foi aprovada por unanimidade.(...)" in Diário do Barreiro (versão on-line)----------------

Perante esta afirmação apenas me ocorre um comentário, que é o de que talvez todos nos devêssemos regozijar, pois parece que foi desta que o PCP descobriu a fórmula não só para combater a desertificação do centro urbano do barreiro, como também a de combater as eventuais vagas gigantescas de emigração do centro da cidade para as zonas rurais do concelho.(é preciso dizer mais ou já chega?)

Deixem-me rir, aprovada por unanimidade... Terá sido a força da capacidade de argumentação do edil que convenceu os "doutos" vereadores de todos os partidos?
E já agora pergunto: As populações afectadas pelo aumento, já conhecerão o teor da proposta?
Deixem-me rir outra vez...

É que pelos vistos quem brinca e ironiza à grande não é o Barreiro Cáustico, mas sim... quem nos governa localmente...

Mudando de assunto, o meu Amigo, tenta reduzir uma outra questão (conotação política deste blog) à sua forma mais simples que é a de me perguntar se o seu PS poderá ser também o meu...

Confesso que esta situção me fez lembrar aqueles leitores que logo após a leitura da lombada e das "orelhas" de um livro, se apressam a ler o último capítulo do mesmo, só para saber se vale mesmo a pena comprar...


Por isso também eu lhe pergunto:

Será realmente preciso conhecer o último capítulo para saber se um livro é bom?

Mas... para que não se canse de tanta metáfora, desde já lhe deixo bem claro que os grandes objectivos deste blog são:

1º Contribuir para que o Barreiro se pense e comente a si próprio de forma livre, crítica e esclarecida.

2º Desmistificar e expôr a propaganda, o marketing político e a estratégia de comunicação do PCP, que se encontram enraizados e inculcados no imaginário dos barreirenses a um tal ponto que tem sido possível a manipulação da comunidade para servir os esquemas de "poder pelo poder" do PCP.

3º (este é bem óbvio) Provar que a CDU não existe, o que existe é o PCP... e explicar aos portugueses em geral e aos Barreirenses em particular que o partido "Os Verdes" só foi criado pelo PCP para garantir que nunca seríam perdidos votos para nenhum partido ecologista, sendo também esse partido a concretização da fachada de aparente vivência democratica do PCP.

4º Abordar todos os temas que eu considere que mereçam ser abordados em virtude da sua relevância para o barreiro, portugal, europa, planeta, ambiente, humanidade, etc.

Por isso... lhe digo que neste blog se combate a opressão, a mentira, a burla, a perseguição política, (mas tudo isto já estava escrito no título e nos outros posts)

Não me leve a mal, mas peço-lhe por favor que não tente saltar capítulos na leitura deste "livro" pois também eu não os publicarei antes do seu tempo próprio.

Perdoe-me a imodéstia, mas eu sei que o meu amigo Zé saberá saborear correctamente cada capítulo deste blog e tenho a certeza absoluta de que quando o "grand final" acontecer o meu amigo não se sentirá defraudado com o livro...
(até porque este é de borla e quase paga para que o leiam)

Um grande Abraço
Barreiro Cáustico


PS - Quanto ao PS Barreiro, admito que já anda a pedir um "post" à algum tempo, mas como já deve ter notado, neste blog não tem sido comentada a vida interna dos partidos e sinto muita dificuldade em comentar tudo isto sem correr o risco de ser plagiar o que tenho lido em blogs dedicados a esse tema como é o caso do seu...
Mas tudo a seu tempo... e... também esse capítulo surgirá eventualmente...

segunda-feira, setembro 25, 2006 2:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home