domingo, agosto 20, 2006

Barreiro Cáustico - Festas do Barreiro 2006 ou o Milagre do Tijolo?

Agora que as Festas do Barreiro 2006 se aproximam do seu ponto mais alto (o qual, muito curiosamente coincide com o seu fim), sinto que é chegada também a hora de vos confidenciar alguns pensamentos, pensamentos esses que, como sempre, deixo à consideração da vossa liberdade e espiritos críticos....

Foi publicada, no Jornal Rostos no dia 18/ago/2006, uma breve entrevista “gentilmente” concedida pelo sr. presidente da Camara do Barreiro (clique aqui para a ler), na qual o edil desta cidade por entre a “cassete do choradinho” da falta de meios financeiros do costume, lá foi atirando os primeiros foguetes antes do fim da festa, afirmando que no seu entender e passamos a citar:

“Considero que globalmente as Festas foram positivas e que foram um êxito”


... Devo confessar que até achei piada à formula “simpática”, que desta vez foi utilizada pelo entrevistado, para tentar uma vez mais fazer passar a imagem propagandistica de que estas festas só ocorreram porque o Partido do Costume é tão competente na sua gestão autárquica que até conseguiu criar uma situação verdadeiramente insólita...

...senão veja-se que, mesmo sem ter dinheiro para mandar cantar um cego (como por ex. o Stevie Wonder), a CMB conseguiu realizar de forma positiva e com êxito o que parecia impossível:
As Festas do Barreiro 2006


Sim senhor, esta situação é realmente tão anómala, invulgar e única, que até parece um milagre...

Bem, na realidade até julgo que se lhe chamarmos milagre, não nos estaremos a afastar muito da verdade, pois... quando tudo parecia perdido e a máquina do PCP já tinha posto a circular os úteis rumores de que as Festas do Barreiro 2006 poderiam não vir a sair do papel...

Eis que... surgem os mecenas, sim... os patrocinadores privados, sim... os capitalistas barreirenses (na maior parte ligados ao sector da construção civil (clique aqui para conhecer melhor o programa das festas)) com quem o PCP Barreiro tanto gosta de avançar “de mãos dadas e aos beijos” rumo a um futuro urbano (do tipo: cidade dormitório soviética), bem planeado e controlado, futuro esse que não poderá deixar nunca de ser avaliado como globalmente positivo, muito lucrativo para a construção civil e em suma um êxito para o colectivo barreirense.

Confesso também, que inicialmente fiquei estupefacto perante a constatação de tal milagre ao qual resolvi atribuir o nome de “Milagre do Tijolo”, mas depois lembrei-me de uma frase de um economista famoso que afirmava convictamente:
“- Não há almoços de graça”

Para que conste, eu também não acredito que no mundo dos negócios ninguém dê nada a ninguém sem esperar obter algo em troca, eu também não acredito que existam almoços, lanches ou até jantares de graça (mesmo que sejam oferecidos aos trabalhadores da CMB no dia da cidade), eu também não acredito em milagres do tijolo baseados na benevolência, no amor pela comunidade e na consciência social das empresas barreirenses ligadas ao sector da construção civil e por último...

...Eu gostava que todos os barreirenses podessem conhecer de que forma é que este Milagre do Tijolo vai ser pago, uma vez que não duvido que seremos todos nós a paga-lo e bem pago... (quanto mais não seja e na melhor das hipóteses ocorrerá quando comprarmos casa nova, porque para conhecer a pior das hipóteses basta olhar para o mapa urbano desta terra...)

Bem, mas... enquanto isso não acontece... vamos dormindo de olhos abertos ao som dos “Anjos”, que até foram contratados para nos embalar e adormecer...
Boa noite e festas felizes...

View blog reactions

1 comments:

Blogger Barreiro Cáustico disse...

Caro(a) amiga(o) myself,

Para começar pretendo pedir-lhe desculpas pelo atraso na resposta (mas foi-me completamente impossível faze-lo mais cedo), em segundo lugar quero agradecer-lhe o tempo por si dispensado para conhecer este blog e principalmente referir-lhe que foi com muito agrado que constatei que, mesmo tendo a sua visita inicial sido casual, ainda assim, os conteúdos do Barreiro Cáustico foram suficientemente apelativos para lhe instigar não só a vontade de os ler, como também a de opinar sobre o Barreiro.

Mas vamos ao que interessa...

Relativamente ao seu post, (e à falta de melhor método) pretendo responder-lhe de forma sistemática:

1º - Lamento que o meu amigo tenha ficado "um pouco desiludido" com o meu comentário sobre as festas do Barreiro, mas presumo que tal desilusão só poderá derivar de alguma incompetência da minha parte enquanto escritor...
... pois... talvez eu não tenha sido suficientemente directo e de alguma forma penso que o induzi num erro que pretendo agora clarificar e que é o seguinte:
O meu comentário não tinha como tema central as festas 2006 do barreiro (que apenas serviram de moldura para o contextualizar no espaço e no tempo) o meu comentário pretendia efectivamente focar as relações da autarquia e do PCP com o sector da construção civil e por isso lhe chamei também "o milagre do tijolo" (no entanto, esta é uma realidade que transcende em muito o tema das festas e que tem um ponto de origem muito anterior a 2006).

2º - Quanto aos três aspectos que referiu no seu comentário (esses sim, verdadeiramente relativos às festas do barreiro 2006), devo confessar-lhe que ainda não sei se estou totalmente de acordo consigo, pois se por um lado é verdade que as tendas dos feirantes não são um "must" estético, por outro também não é menos verdade que o nosso povinho aparenta associar a ideia de festa popular àquela confusão e desalinho... é caso para dizer que é cultural, é a tradição e como a maior parte das pessoas não conhece nada melhor, também não se queixa e considera tudo isto como normal (mas será que é?)...

3º - No que diz respeito à afluência de pessoas estamos de acordo, também penso que ninguém (excluindo o executivo da CMB) interrompeu as suas férias no Algarve só para vir às fabulosas festas do barreiro em 2006, pelo que só se prova que, quem dizia que o Barreiro fica deserto em Agosto estava enganado.

4º - Compreendo perfeitamente que a minha amiga tenha ficado "um pouco desagradada" com uma parte da entrevista da Vereadora, mas pergunto-lhe sinceramente se foi só essa parte que a incomodou, digo isto porque a entrevistada é na realidade uma gestora de relações públicas do PCP (note que ela que não aproveitou a entrevista a um orgão de comunicação de social para promover a cidade do barreiro, mas sim para fazer propaganda politica e para afirmar a sua fidelidade ao partido, não ao barreiro nem aos barreirenses).
Também penso que sabe que quando um militante comunista se refere ao colectivo não se está a referir a todos os portugueses, mas sim e apenas ao universo de militantes do PCP.
Ela não mentiu na entrevista, apenas não lhe explicou o que o PCP entende que você não precisa de saber...
(muito embora me pareça muito "rebuscada" a parte em que fala do livro proíbido escondido no berço, como que a reivindicar uma certa herança genética)

A isto dá-se o nome de propaganda.

Quanto à localização própriamente dita das festas, esta nunca irá agradar a todos e menos ainda aos moradores que residirem nas proximidades das mesmas, mas garanto-lhe que uma eventual mudança de local, custaria tantos votos a quem está no poder que até eu compreendo que os senhores politicos vacilem, nada façam e prefiram demagogicamente afirmar-se como estando muito preocupados com os transtornos causados aos moradores afectados.
Penso que é caso para dizer que as festas serão sempre um sucesso, desde que não sejam à minha porta....

Para finalizar,
Li e comentei as criticas que formalizou (directa ou indirectamente ao executivo camarário) e espero sinceramente que ambos tenhamos contribuido de forma construtiva para questionar os barreirenses e obriga-los a pensar, reflectir, concordar ou discordar e... mais importante que tudo...cultivar o sentido crítico e a liberdade de ter opinião própria.

Nota - Fiquei um pouco intrigado com a sua observação de que assim, eu não vou lá, por isso se um dia tiver paciência, talvez me possa explicar de que forma é que no seu entender eu chego lá e já agora, se possível, diga-me também que objectivo é esse que vislumbra como estando ao alcance deste humilde bloguer de provincia... ;-)

Uma vez mais obrigado pela visita, volte e escreva sempre.

Abraço
Barreiro Cáustico

PS- Parece-me que alguém tão arguto na análise e na escrita merece um pouco mais que um blog apenas com um arquivo de fotos de coisas que outros pintaram. Sinceramente penso que gostaria de ler mais coisas suas.... Mas... cada um sabe de si...

sábado, agosto 26, 2006 3:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home