sexta-feira, março 10, 2006

Barreiro Cáustico - A tomada de posse...


Hoje... foi o dia marcado para a tomada de posse...

Imagem: Lusa


(não, desta vez não vou a falar do Presidente da República, porque para isso estão cá os que o promoveram durante a campanha eleitoral), refiro-me, isso sim, à tomada de posse das quatro Comissões Permanentes da Assembleia Municipal do Barreiro:
- Administração e Finanças;
-Planeamento e Desenvolvimento;
-Obras Municipais;
-Acção Educativa, Cultural e Social.
Esta foi a proposta da CDU

O PDC fica de fora, porque...sim.
A CDU, foi instada pela oposição, ( os maus e os coitadinhos), para que desse o seu aval, (em nome do tão apregoado respeito pela participação e pela democracia), à criação de uma 5ª Comissão Permanente, destinada a acompanhar as actividades do PDC (Pelouro da Democracia e Cidadania), comissão essa, que sería coordenada pelo BE (uma vez que esta força politica era a única que não detinha a coordenação de qualquer comissão).

Perante tal provocação, a CDU logo se prontificou a clarificar que, neste processo, tinha existido participação, pois a força maioritária tinha participado, expressado de forma “franca” a sua vontade, sendo possivel compreender que o seu conceito de participação se resumia a isso mesmo, ou seja, os senhores deputados municipais da CDU, sabem o que querem e participam... impondo a sua visão, quanto aos outros, podem sempre discordar à vontade... e ficar por aí.

É por estas e por muitas outras, que a cada dia que passa, mais me convenço de que os mentores e executores do Partido do Costume, nunca compreenderão que a Democracia não é, nem pode ser, apenas a “pedra no seu sapato”, ou o “mal menor” que os conduziu ao poder no Barreiro, pois, quanto a motivos plausíveis para deixar de fora das comissões, a grande bandeira eleitoral que foi o Pelouro da Democracia e Cidadania, nenhuma explicação foi dada aos Barreirenses, porque uma vez mais a CDU, não se sente compelida a assumir o diálogo e a negociação democráticas como valores fundamentais da liberdade, demonstrando inequivocamente, que está hoje na politica com a mesma mentalidade prepotente de sempre e que presume que nós, os Barreirenses, iremos sempre aceitar as suas opções com um sorriso militante e sem questionar nunca os porquês das mesmas, que nunca são públicos e têm sempre origem atrás das cortinas de ferro (ou de azulejo) erguidas pelo PCP.

Ficou, uma vez mais, demonstrado nesta Assembleia Municipal, que no léxico do PCP, expressões como Democracia e Cidadania, só fazem sentido quando são totalitáriamente enquadradas no âmbito da discussão e participação internas do seu próprio partido.

Apesar da fachada criada pela estratégia de Relações Públicas, a maioria que foi obtida democráticamente continua a ser utilizada como grande desculpa para a imposição do queremos, podemos e mandamos (sozinhos).

Mas a verdade é que como alguém disse um dia:
“não se consegue enganar todos... a todo o tempo”...

P.S.- Ah! ...já me esquecia, ...o PSD, para não variar, lá aprovou a proposta que lhe garante a manutenção do seu “status quo”...

P.S.2- Para saber mais sobre esta Assembleia Municipal “clique” neste link: Rostos On-line


View blog reactions