quarta-feira, abril 26, 2006

Barreiro Cáustico - Desapareceu: 25 de Abril no Barreiro... dão-se alvíssaras a quem o encontrar.





Reza a lenda,

que"depois do adeus" à ditadura corporativa do "velho" estado novo, um tal de 25 de Abril de 1974, terá passado pelo Barreiro e que, como pretendia instalar-se definitivamente com as suas novas conquistas (Democracia e Liberdade), terá "de forma muito ingénua" aceite a guarida oferecida por um grupo de bajuladores pertencentes ao Partido do Costume (PC).
Desde essa data que o 25 de Abril desapareceu e nunca mais foi visto no Barreiro, sabe-se apenas (de fonte segura) que uma forte campanha de propaganda (que dura até à actualidade) foi lançada, pelos mesmos que o acolheram de braços abertos e lhe ofereceram hospedagem.
Nessa campanha de intoxicação do imaginário da população barreirense, foi (em primeiro lugar) inculcada a ideia de que o PC não era o modesto anfitrião do 25 de Abril, mas sim seu progenitor, arrogando-se à propriedade de direitos de autor e privilégios doutrinais de interpretação.
Por outro lado, durante todos estes anos, o PC tentou, de forma oportunista, confundir o conceito de partido da revolução do proletariado, com o conceito de revolução dos cravos, fazendo acreditar a muitos que ambas as ideias seríam uma só.
Daí ao PC vir arrogantemente afirmar-se perante o publico como sendo o Partido da Revolução dos Cravos foi apenas um "saltinho".
Esta promiscuidade intelectual ainda permitiu obter um pequeno bónus (que também permanece nos dias de hoje), pois permitiu ao PC perseguir (de forma "pidesca") os não comunistas do Barreiro, tendo sido apelidados de fascistas todos aquele que não se vergassem submissamente à nova Ditadura do PC.
O Partido do Costume é composto por pessoas que se afirmam como militantes da Liberdade, (sim, porque em relação à Democracia a "coisa" nunca correu lá muito bem) mas este partido, na verdade, não passa de um sequestrador que apenas pretendeu usurpar a memória, a verdade e tudo aquilo de que o 25 de Abril é símbolo, mas a História faz-se com factos e não com mitos.
Se o 25 de Abril realmente passou pelo Barreiro, tal passagem terá sido tão rápida, superficial e fugaz que, apesar de toda a população ter acreditado que ele tinha vindo para ficar, nem deu tempo para o conhecer.
Quanto a mim, 32 anos volvidos, tenho dúvidas de que o 25 de Abril alguma vez cá tenha chegado...
Já sabem... dão-se alvíssaras a quem o encontrar...

View blog reactions





quinta-feira, abril 13, 2006

Barreiro Cáustico - A Lei do mais forte



Hoje, sinto-me triste e tenho pena...
... não deste País, mas sim da Humanidade.


O nosso Supremo Tribunal de Justiça, em acordão, veio introduzir na sociedade portuguesa o conceito de que:

Em Portugal passou a ser Legal não só Violar os Direito Humanos como também os Direitos da Criança.

No seu acordão (digno de ter sido proferido em data anterior a 24 de Abril de 1974), o STJ qualificou diversos actos que violam os mais básicos e elementares principios de Direitos Humanos, como sendo perfeitamente legais, encontrando-se tais actos à disposição de todos os que tem por dever profissional cuidar de crianças deficientes que se encontram à guarda do estado português.

E de que actos (agora) "legais" estamos a falar?


Passo a descrever de forma sucinta:

Agredir alguém que não é capaz de se defender (no caso crianças deficientes)


Maltratar alguém que se encontre à nossa guarda (crianças à guarda do estado português)


Manter alguém em cláusura ilegal em local solitário e não iluminado (penso que a isto se chama tortura psicológica)


Imobilizar outrém atando-o a uma cama (sei que a isto se chama tortura física e psicológica)

...O STJ, considerou ainda que tais actos fazem parte de uma correcta educação aos quais todo o "bom pai de familia" deverá recorrer sob pena de (não o fazendo) ser considerado como um educador negligente.


É caso para questionar:

Será que a ideia de direito destes senhores é a de aplicar a lei do mais forte?

Será que foi assim, que eles foram educados pelos seus pais?


Quem não bate aos filhos, poderá vir a ser condenado por negligência?


Será que eles acham que este tipo de educação se devería estender (independentemente da faixa etária) a toda a sociedade portuguesa?

E quem não concordar com uma sentença de um Juiz, será que também o poderá educar da mesma forma?


Ficam as questões...

para saber mais leia:Visão Online -


View blog reactions





segunda-feira, abril 10, 2006

Barreiro Cáustico - Jerónimo...


Uma vez mais, constatei que a tentação do voto facil é algo a que os políticos dificilmente resistem e... que Jerónimo de Sousa, não constitui excepção a esta regra.

A verdade, é a de que a mentira, ou a verdade demagógica (como preferirem chamar-lhe), sempre deu mais votos do que a pura e simples honestidade política e intelectual.

Por isso, não foi estranho ouvir Jerónimo de Sousa, dirigindo-se à concelhia do PCP (ou sería da CDU???) em Sacavém, com o discurso de que “vão acabar com os papeis e burocracias só para os Grandes Senhores do Capital, enquanto os coitados dos velhinhos de 80 anos, continuam a ter de preencher muitos papeis só para receberem os complementos de reforma que o governo deu”.

Sim senhor, ficou provado pelas palavra de Jerónimo de Sousa, que o Governo é composto por um grupo de Socialistas maquiavélicos que têm, na perspectiva oficial do PCP, como objectivo último benificiar os ricos e gozar com os pobres dos coitados dos velhinhos de 80 anos.

O que Jerónimo de Sousa não diz (porque não pode) é que, num País que tem uma tão elevada taxa de desemprego derivada da falta de postos de trabalho, é inadmissível que Belmiro de Azevedo (essa personificação do mal, não nacionalizável, para os comunistas e talvez para os “Verdes” também) tenha tido de esperar 15 anos para poder reunir todos os “papelinhos” e “burocraciazinhas” (provavelmente produzidos muito devagar pelos mesmos funcionários da administração pública que agora se manifestam todas as semanas frente à A.R. munidos das “bandeirinhas vermelhinhas”) para poder avançar com o projecto turístico de Troia, que será fonte directa de muitos milhares de postos de trabalho.

Pois é... disto Jerónimo de Sousa não fala (porque não lhe convém), prefere o “choradinho” do “coitadinho”, da vitima, do “pobrezinho”, do desprotegido, que o PCP sempre utilizou para demagógicamente atacar todos os agentes económicos e sociais que não consegue controlar.


P.S.- Então e no Barreiro?
Ai coitadinhos, tudo é tão dificil e até parece que não há dinheiro...

Os Comunistas (e se calhar os “Verdes” também), até parecem tão vitimas como o tal pobre velhinho de 80 anos....

A gestão do PCP Barreiro (e se calhar dos “Verdes” também), nunca nos é apresentada como incompetente, incapaz e sem ideias ou projectos, pois tal como em Sacavém é-nos dito (vezes sem conta) que a culpa é sempre dos outros (do anterior executivo ou se possível do governo).

Pois é, não há dinheiro, mas ninguém tem a coragem de dizer que isso é fruto da “gestão” pró-voto Comunista (e talvez dos “Verdes” também), pois ninguém sabe melhor que o próprio PCP, que a sua base de voto se consubstância nos mais carenciados, e que talvez seja por isso mesmo, que o PCP nunca fez nada pela evolução do nível de vida no Barreiro (nomeadamente numa perspectiva económica), porque se há uma coisa que o “Politburo dos Azulejos” sabe é que, enquanto o Barreiro fôr uma suburbio subdesenvolvido, provavelmente o PCP manterá ou aumentará a sua votação....

Fica a questão:

Se o PCP (enquanto partido) sai a lucrar com o não desenvolvimento do Barreiro, pra quê mudar?

Pois é... nunca mudou.



P.S.2- Quanto à foto apresentada, esta foi a imagem mais decente que encontrei ao pesquisar no google o nome “jerónimo”....

View blog reactions